Manaus, 25 de Abril de 2024

Serafim defende uso da tecnologia simplifica na declara??o do Imposto de Renda

Deputado lembra que o Certificado Digital ? um documento eletr?nico que funciona como um RG de pessoas f?sicas e jur?dicas

Política | 07/04/2021 - 15:05
Foto: Assessoria de Imprensa

Serafim Corr?a

Deputado lembra que o Certificado Digital é um documento eletrônico que funciona como um RG de pessoas físicas e jurídicas
 
Com o Senado tendo aprovado na terça-feira, 6, a prorrogação do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) até 31 de julho, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) defendeu nesta quarta-feira, 7, o uso da tecnologia como ferramenta para simplificar a vida dos declarantes do IR.

Entre os recursos disponíveis, o parlamentar destaca o uso do Certificado Digital, que é um documento eletrônico que funciona como um RG de pessoas físicas e jurídicas no meio virtual. Com ele, explica Serafim, é possível assinar documentos, emitir notas fiscais e fazer diversas operações remotamente com validade jurídica, entre elas, a declaração do Imposto de Renda.

“Quem utilizar o Certificado Digital pode usufruir da declaração pré-preenchida, na qual é preciso apenas conferir os dados, corrigindo ou acrescentando, se necessário. Então ao invés de você estar correndo atrás de papel, você não precisa se preocupar com nada. Por esse caminho, com esse Certificado digital, vai ser muito mais fácil e rápido declarar o IR. Então, a sugestão que fica é que todos os que vão declarar IR adquiram o Certificado Digital e com ele possam fazer a sua declaração através da pré-preenchida”, disse Serafim.

Com o Certificado Digital em mãos, detalha o parlamentar, o declarante do Imposto de Renda acessa o site www.receita.fazenda.gov.br; clica no ícone “Meu Imposto de Renda”; em seguida seleciona “Baixar o Programa”. Baixando o programa “Imposto de Renda 2021” você realiza a instalação e terá acesso a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida.

“Ou seja, a Receita Federal detém todas as informações a seu respeito. Ela já fez uma declaração pré-preenchida e que caberá a você só complementar caso tenha alguma coisa a mais ou a menos. Você não vai ter dores de cabeça, você vai ter a certeza que fez o melhor. Vamos usar a tecnologia, a inovação em favor de dias melhores para todos nós. Esses avanços são significativos no sentido de simplificar as declarações de Imposto de Renda”, avaliou Serafim.
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados