Manaus, 26 de Abril de 2024

Sidney Leite defende investimentos na educa??o de ribeirinhos

O deputado foi o ?nico parlamentar do Amazonas a integrar a Comiss?o titular que discutiu e aprovou o novo Fundeb

Política | 05/08/2020 - 17:25
Foto: Assessoria de Imprensa

Sidney Leite

 O deputado foi o único parlamentar do Amazonas a integrar a Comissão titular que discutiu e aprovou o novo Fundeb


O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) destacou a importância da educação básica nas comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas e a aplicação correta de recursos do Fundeb. O parlamentar visitou, nesta quarta-feira (5), as comunidades de Boca do Parauá e Cristo Ressucitado - Cababuoca III, no município de Manacapuru. 

Sidney participou da inauguração de duas escolas que vão beneficiar mais de 500 alunos ribeirinhos. As unidades inauguradas pelo prefeito do município, Beto D'Angelo (PSD), com a participação do deputado foram EMEF Andrade da Silva Diniz, na comunidade Boca do Parauá e EMEF Mário Jorge do Couto Lopes, na comunidade Cababuoca III. 

Durante a inauguração o deputado Sidney Leite lembrou da aprovação do novo Fundeb, pela Câmara dos Deputados, afirmando que os recursos complementares da União para a educação vão valorizar os professores e somar esse incentivo à estrutura inaugurada nesta quarta-feira, para dar boas condições de aprendizado aos alunos de áreas de várzea em Manacapuru. 

Sidney foi o único parlamentar do Amazonas a ser membro titular da Comissão que discutiu o novo Fundeb. 

"Construir uma escola na Amazônia é muito mais caro que construir no Distrito Federal. Por isso lutamos muito para que tivéssemos uma correção não só de 10%. O Fundeb é recurso dos estados e municípios. A União só faz complementação com 10%. Nós mudamos essa realidade, e agora essa complementação será maior que 20% de forma gradativa e crescente, para que possamos ter uma política de valorização para os trabalhadores da educação somado ao comprometimento do prefeiro, pois não adianta ter dinheiro e não ter comprometimento", disse. 

O deputado Sidney Leite destacou, ainda, que o município passava por dificuldades na educação, mas deu um salto de qualidade. 

"Nós tivemos um crescimento em três anos e meio, de 38% no número de crianças e jovens na escola. Temos um dos maiores resultados do IDEB na Amazônia. Manacapuru saiu de 4.3 para 5.6. Quero parabenizar o prefeito Beto D'Angelo por investir na educação, porque a educação transforma vidas e se hoje eu estou deputado federal foi por conta da educação. Estudei em escola pública em Maués e fui para Manaus ingressar na Universidade pública", afirmou, ao detalhar que as escolas inauguradas foram construídas em concreto e está com salas climatizadas. 

O parlamentar ressaltou que a prefeitura recebe apenas R$ 0,36/dia, em média, para custear a merenda escolar dos alunos. "Com R$ 0,36 não se compra nem um ovo, e eu digo isso no Congresso Nacional", pontuou. 

O prefeito de Manacapuru, Beto D'Angelo, destacou que novas ações serão feitas no município graças aos recursos conquistados com apoio do deputado Sidney. 

"Eu não preciso mais ir tanto à Brasília pois o deputado Sidney conhece Manacapuru e destina recursos para o município. Ele pode ter a confiança que todos os recursos serão aplicados. Administrações anteriores pagavam altos valores para fazer uma maquiagem na antiga escola de madeira. Isso não vai mais acontecer, pois vamos empregar todos os recursos de forma correta com mais escolas e UBS", afirmou o prefeito. 

Segundo D'Angelo, o investimento em educação é necessário para que as crianças possam ter um futuro assegurado. "Estamos mostrando que é possível. Essa escola é climatizada para dar estrutura para construir bons homens e boas mulheres. Queremos dar condições de educação para nossas crianças para quando crescerem disputarem vagas de igual modo com pessoas da cidade grande", frisou.
 
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados