Manaus, 27 de Abril de 2024

S?lon, Francisca Botinelly e Nova Vida conquistam Ta?a Cidade de Manaus

Ta?a Cidade de Manaus de Handebol consagra campe?es no Infantil e Juvenil

Esporte | 23/04/2017 - 20:35
Foto: FOTOS: ANDERSON SILVA/SEJEL

Lance da partida entre S?lon de Lucena e Liga de Santa Etelvina, no juvenil

 A competição de base do Handebol do Amazonas que serve de aquecimento para o Estadual 2017 chegou ao fim. Depois de seis dias de disputas, em dos finais de semanas, a Taça Cidade de Manaus conheceu os campeões das categorias, infantil e juvenil, na tarde deste domingo (23). 

 
A Escola Sólon de Lucena foi soberana e arrastou o título juvenil no masculino e feminino. Na categoria de 12 a 14 anos, a Escola Estadual Francisca Botinelly ficou com o primeiro lugar no masculino e a equipe Nova Vida levantou o troféu no feminino.
 
8 horas de disputa
 
Para conhecer os finalistas do Torneio, o ginásio Renné Monteiro recebeu 10 partidas nos naipes masculino e feminino entre classificatórias e finais.  O super domingo do handebol teve pouco mais de 8 horas de disputa e levou para quadra novas rivalidades.
 
 
A finalíssima do feminino infantil, entre Nova Vida (foto acima) e Santa Etelvina, foi marcada por um jogo duro e disputado. Com muitas faltas e paralisações, a equipe do Mauzinho acabou superando o time da Zona Norte por 12 a 4.
 
“Trabalhamos muito as bolas e conseguimos vencer, sem dar espaço. Estamos desde 2015 ganhando delas (Liga de Santa Etelvina) e a rivalidade na quadra é assim. A torcida delas sempre reclama que jogamos duro, mas não cometemos faltas duras. O handebol é um esporte de contato e com isso terão faltas para um ou para o outro”, explicou a goleira do Nova Vida, Sarah Leitão, 13 anos.
 
 
No masculino infantil, o título ficou com a equipe da Escola Estadual Francisca Botinelly (foto acima), que venceu apertado o Ceti Sergio Pessoa Braga por 12 a 10.
 
“Foi um bom jogo e jogamos como queríamos. Não foi fácil, temos que treinar mais. O pensamento de cada um aqui é se tornar profissional e temos que corrigir nossas falhas desde então”, comentou o meia, Adriano Gomes, 14 anos.
 
Só deu Sólon
 
 
No categoria juvenil, a Escola Estadual Sólon de Lucena se tornou a grande campeã do torneio amador. Nos naipes feminino e masculino, a escola do Bairro São Geraldo, não deu chances para os rivais. Jogando em casa, o time passou fácil pela Liga de Santa Etelvina por 26 a 18.
 
“Nossa equipe jogou bem. Sempre tem erros, mas o erros podemos corrigir, embora o jogo tenha sido fácil”, admitiu a central do Sólon, Vitória, de 14 anos.
 
Na partida masculina a história se repetiu. Com boa atuação, a escola do São Geraldo venceu o time da Nilton Lins. O placar de 25 a 29 deu o primeiro título da Taça Manaus para o Sólon.
 
“É um trabalho que estamos desenvolvendo para os jogos escolares e todo o campeonato que formos disputar. Precisamos de alguns ajustes, mas conseguimos mais um título para o Sólon”, frisou o treinador, Harrison Alves.
 
Campeão Cadete
 
No sábado, na quadra de esportes da Vila Olímpica, no Dom Pedro, a equipe do Ceti João Braga faturou o troféu da categoria cadete nos naipes masculino e feminino.
 
A escola do Bairro Santa Etelvina venceu de forma tranquila, por 22 a 10, time formado por alunos da Escola Francisca Botinelly. No feminino, as meninas não tiveram nenhuma dificuldade e golearam o Nova Vida por 35 a 5.
 
Valorização 
 
Há pouco mais de quatro meses como presidente da Liga de Handebol do Amazonas (Liham), Auricélio Andrade corre em busca de revelar os futuros atletas do handebol do Estado.
 
“Estamos com um projeto na Liga de retomar a base que é o futuro do handebol, tanto do Amazonas como do Brasil. Essa competição tem foco total com a garotada que está iniciando, do mirim até o juvenil, para que em breve tenhamos uma categoria Adulto com atletas de valores. Foram 37 equipes, entorno de 517 atletas participando, sendo que muitos deles são da Escolinha de Handebol da Vila Olímpica. Tivemos esses atletas sendo campeões com a Escola Francisca Botinelly que faz parte do projeto com a Seduc. Isso mostra que estamos no caminho certo”, declarou o presidente.
 
Organizada pela Liga de Handebol do Amazonas (Liham), a competição contou com o apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados