Presidente da ALEAM, Josu? Neeto, manifesta confian?a na Justica e destaca que a Chapa 1 venceu a elei??o de forma legal
Presidente da ALEAM, Josué Neto, manifesta confiança na Justica e destaca que a Chapa 1 venceu a eleição de forma legal
Por Warnoldo Maia de Freitas
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou agora há pouco, em medida liminar, a eleição do deputado Roberto Cidade (PV), realizada na quinta-feira, 03/12, após a aprovação da Emenda Constitucional nº 121/2020, como presidente da Mesa Direota daquela Casa para o biênio 2021/2022.
Apesar de restabelecer a vigência da Emenda Constitucional nº 121/2020, que "foi aprovada em sessão relâmpago" e gerou um confronto entre o grupo de oposição e a base governista, que acabou derrotada por 16 a 8, a medida, assinada pelo presidente do STF, o ministro Luiz Fux, ainda não é definitiva.
A medida apenas suspende os efeitos do Mandado de Segurança nº 4008207-34.2020.8.04.0000, porque ainda há uma ADIN em curso no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM).
Alcançado pelo WhatsApp, o presidente da ALEAM, Josué Neto (PRTB), que a partir do próximo ano ocupará o cargo de vice, na nova Mesa Diretora do Legislativo Amazonense, manifestou-se otimista com relação à medida do STF.
"A Chapa 1 venceu a eleição de forma legal. Abora vamos continuar o trabalho de forma independente", destacou. "O Poder Legislativo do Amazonas há algum tempo já é uma instituição que pode ser olhada com confiança", ressaltou.
Ministério Público
Na tarde desta quarta-feira Josué Neto e um grupo de parlamentares ingressaram com uma representação no Ministério Público do Estado Do Amazonas (MPE) contra a deputada Joana D'arc (PL), que disse durante pronunciamento no dia da eleição, que o deputado Roberto Cidade "tinha comprado votos e pago R$ 200 mil por cada um deles.
Indignados com a calúnia, lançada contra o grupo formado por 16 deputados que uniram-se contra a base do governador Wilson Lima, os parlamentares também vão ingressar com ação na Comissão de Ética do Legislativo, exigindo que a parlamentar prove as acusações e explique sua declaração, afirmando que "Roberto Cidade não podia ser eleito porque não era o escolhido do governador Wilson Lima", mas sim a deputada Alessandra Campelo (MDB).
"O Parlamento se uniu para se manter independente desse governo, que só tem envergonhado o povo amazonense. A decisão da maioria deve ser respeitada", afirmou Josué.