Manaus, 20 de Abril de 2024

Wilson Lima decreta toque de recolher no Amazonas e pede socorro ? comunidade internacional

Governador pede a colabora??o da popula??o e destaca que a medida vai vigorar a partir das 19 horas dessa quinta

Cidade | 14/01/2021 - 12:10
Foto: Assessoria de Imprensa

Wilson Lima destaca recrudescimento da covid 19

 Governador pede a colaboração da população e destaca que a medida vai vigorar a partir das 19 horas dessa quinta 


Por Warnoldo  Maia de Freitas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), reafirmou na manhã dessa quinta-feira, 14/01, a dificuldade encontrada pelo estado para conseguir insumos médicos para combatar a pandemia da Covid - 19 como, por exemplo, oxigênio hospitalar, e diante do recrudescimento da doença, com recorde de internações na rede de saúde, resolveu decretar toque de recolher a partir da noite dessa quinta-feira, 14, pelo período de dez dias.
 
Ao fazer um balanço sobre as ações que estão sendo colocadas em prática para combater à covid 19, Wilson Lima agradeceu ao apoio do governo federal, nessa "operação de guerra" ao novo coronavírus e pediu socorro à comunidade internacional para ajudar o Amazonas a enfrentar a chamada "crise do oxigênio.
 
"O estado do Amazonas, sempre considerado referência para o mundo nas questões ambientais, nas questões da preservação do meio ambiente, por ser apontado por muitos como o pulmão do mundo, hoje está clamando, está pedindo socorro à comunidade internacional, para que nos ajude a superar essa falta de oxigênio hospitalar na sua rede de saúde", destacou.
 
 
Toque de recolher
 

Ao falar sobre as medidas colocadas em prática para garantir mais efetividade às ações de enfrentamento da covid -19, Wilson Lima destacou os decretos destinados a resguardar vidas e ressaltou os que suspendem o transporte coletivo de passageiros entre as rodovias e os rios, com exceção para o transporte de cargas.
 
Segundo ele, o toque de recolher vai vigorar pelo período de dez dias (confira o decreto, abaixo), das 19 horas às 6 horas, a partir dessa quinta-feira, 14/01, e apesar de poder ser considerada uma medida excessiva para alguns, ela é necessária.
 
"Como vocês têm bem acompanhado, os casos da covid aumentaram  significativamente no Amazonas, sobretudo em Manaus, onde hoje estamos no momento mais crítico da pandemia, algo sem precedentes no estado do Amazonas. Estamos enfrentando  muitas dificuldades para conseguir insumos e como todos têm bem acompanhado nossa a nossa principal dificuldade agora tem sido a aquisição de oxigênio", disse ele.  "Estamos decretando o fechamento de todas as atividades e circulação de pessoas, entre às 19 horas e às 6 horas da manhã, exceto atividades e transporte de produtos essenscias â vida", disse ele.

De acordo com o governador, as farmácias vão poder funcionar para entrega no sistema delivery - entrega em domicílio -, por demanda. Também estará liberada a circulação de pessoas que trabalham em áreas consideradas estratégicas e essencias como, por exemplo, de saúde, segurança e imprensa.

Apoio
 
Wilson Lima revelou, ainda, que o Governo do Amazonas também está adotando as medidas necessárias de apoio às famílias dos pacientes que vão ser deslocados para tratamento em outras unidades da federação. 

Segundo ele, o primeiro grupo de pacientes irá para Goiás e outros grupos para o Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte.

"Aqui quero agradecer a esses governadores que, num gesto humanitário, estão estendendo a mão para que nossos irmãos possam ser acolhidos", disse ele, destacando o apoio do governo federal, nessa "operação de guerra", de combate à  covid 19.
 
Toque de recolher

Ao falar sobre as ações que estão sendo implementadas pelo Governo do Amazonas para enfrentar o novo coronavírus e salvar vidas, Wilson Lima destacou que o toque de recolher vai vigorar das 19 horas às 6 horas, e pediu a colaboração da população.

"Como vocês têm bem acompanhado, os casos da covid aumentaram  significativamente no Amazonas, sobretudo em Manaus, onde hoje estamos no momento mais crítico da pandemia, algo sem precedentes no estado do Amazonas. Estamos enfrentando  muitas dificuldades para conseguir insumos e como todos têm bem acompanhado nossa a nossa principal dificuldade agora tem sido a aquisição de oxigênio", disse ele.

Decreto 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados