A unidade servirá de referência para 105 mil usuários dos bairros Nova Esperança, Alvorada e Lírio do Vale.
Como parte do plano de qualificação da rede de Atenção Primária do município, a Prefeitura de Manaus entregou, nesta sexta-feira, 26/07, a Unidade de Saúde da Família (USF) Raimundo Franco de Sá, na zona Oeste da capital. A unidade, que agora é de porte 4, passou por ampla reforma e modernização e servirá de referência para 105 mil usuários dos bairros Nova Esperança, Alvorada e Lírio do Vale.
De acordo com o vice-prefeito e chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, o objetivo é manter Manaus como a cidade com a melhor cobertura básica de saúde do Brasil.
“Ser reconhecida como a cidade que mais avança e, por anos seguidos, considerada a melhor saúde básica do Brasil, nos enche de orgulho. Quando você faz aquilo que lhe determinam com muita coragem, mas, acima de tudo, com muito amor, o resultado vem de forma natural. E a entrega de mais uma unidade de saúde só reforça nosso objetivo em permanecer como referência”, disse Rotta.
O titular da Semsa, Djalma Coelho, explicou que a USF vai atender usuários de todas as faixas etárias, com a carteira completa de serviços básicos da saúde.
“A unidade terá capacidade para realizar 5.500 procedimentos por mês, mas com potencial de ultrapassar essa marca, por se tratar de uma unidade porte quatro. Ou seja, nós vamos ter quatro equipes de estratégia em saúde da família, três equipes de saúde bucal, além da implementação da média/alta complexidade que são os apoios de diagnósticos. Ampliar a carteira de serviços para a população é dar acesso ao que ela precisa e ao que é essencial”, relatou o secretário.
Dentre os serviços oferecidos estão consulta médica em clínica geral, consulta de enfermagem, atendimento odontológico, pré-natal da gestante e do parceiro, planejamento reprodutivo, vacinação, curativos, programas de hanseníase, tuberculose e profilaxia pré-exposição ao HIV (PreP), além dispensação de medicamentos simples, antibióticos e medicamentos de controle especial.
Os usuários poderão, ainda, realizar testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, exame preventivo do câncer do colo do útero, exames laboratoriais e exames de imagem, que foram ampliados com a reforma da unidade, passando a disponibilizar eletrocardiograma, ultrassonografia, raio-x e também mamografia.
O atendimento será feito por quatro equipes de Saúde da Família, duas de Atenção Primária e três de Saúde Bucal, compostas por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde, totalizando aproximadamente cem servidores das áreas técnica e administrativa.
“Moro no bairro há 40 anos e posso afirmar que a nossa unidade (de saúde) estava precisando de uma boa reforma, porque não estava em condições de receber muitas demandas. Vai ser muito bom para os moradores do bairro e aqueles que vêm para cá procurar atendimento”, comentou Rosana Amoedo, 66 anos, moradora do bairro Nova Esperança.
A USF vai funcionar em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, facilitando o acesso dos usuários que não têm disponibilidade para comparecer ao serviço de saúde no horário comercial.
Ambientes
A USF Franco de Sá conta com mais de 40 ambientes, dentre os quais sete consultórios clínicos e três consultórios odontológicos, totalmente equipados para os procedimentos de Atenção Primária.
A unidade também conta com sala de ultrassonografia com banheiro, farmácia, estoque de medicamentos, salas de procedimentos, de exames de imagem, de coleta de exames laboratoriais e de vacinas, além de ambientes exclusivos para Serviço Social, Escuta Qualificada e Espaço Saúde, assim como as destinadas aos serviços de apoio e administração.
Para realizar a reforma, foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões entre recursos próprios da prefeitura e do Ministério da Saúde. A obra amplia para 79 o número de unidades reformadas, revitalizadas ou construídas desde 2021, dando seguimento ao plano de melhoria da rede municipal de saúde que ainda contempla novas reformas nas áreas urbana e rural, além da construção de mais nove unidades de grande porte (portes 3 e 4) que se somarão às seis já entregues à população.